quarta-feira, 11 de junho de 2014

Vamos diminuir nosso nível de estresse?










O que podemos fazer para atenuar o nível de estresse?
E o que exatamente é o estresse?
Bem simplificadamente, o estresse é o esforço que o nosso corpo faz para superar determinados estímulos externos ou internos que nos desorganizam.
Alguns exemplos de estímulos estressores:
·         Emoções demasiadamente fortes como uma raiva intensa ou tristeza ou até mesmo euforia;
·         Estímulos físicos como luz, som, cheiros que são intensos ou que perduram por muito tempo;
·         Pressões cotidianas como excesso de trabalho, trânsito caótico, prazos para realização de tarefas, negócios pessoais;
·         Estilo de vida como alimentação desregrada, uso de drogas lícitas ou ilícitas e falta de exercícios físicos.
Esses fatores e outros requerem do organismo uma tentativa de adaptação o que leva a algumas modificações físicas e químicas por parte do sistema. Como por exemplo modificações do ritmo cardíaco, produção aumentada de cortisol e adrenalina, aumento do nível de glicose no sangue, etc
Com o tempo, por adaptação, o corpo passa a produzir esses efeitos naturalmente e o estresse passa a ser uma situação crônica.
Essas modificações metabólicas geram consequências para nosso organismo como:
·         Depressão do sistema imunológico;
·         Problemas com o sono;
·         Cansaço;
·         Dores no corpo e cefaleias;
·         Distúrbios digestivos
·         Problemas na pele;
E outros mais específicos dependendo do indivíduo.
Para atenuar ou até mesmo acabar com o estresse uma prática de exercícios respiratórios é fundamental para regulação do ritmo cardíaco. Encontre uma modalidade que mais lhe agrade. Algumas sugestões são Qi Gong, Yoga, Pilates e meditação.
Também é necessário rever hábitos de vida como alimentação, uso de substância psicoativas, equlíbrio entre tempo de lazer e trabalho e reação pessoal diante dos enfrentamentos da vida.
Acupuntura é uma excelente terapia anti estresse, pois direciona energeticamente o organismo para relaxamento e capacidade de enfrentamento de situações adversas, além de melhorar os efeito do estresse citados acima.
Viver é uma dádiva e com qualidade é uma dádiva maravilhosa!
Vamos nos cuidar para viver melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário