A natureza é sábia, basta observa-la nos seus detalhes mais simples. Tudo está bem organizado e funciona de forma bastante harmônica.
Com os alimentos não poderia ser diferente. Cada
nutriente que compõe determinado alimento cumpre um papel importante no
organismo de quem o consome.
Ao refinar um alimento muitos desses nutrientes são
retirados e assim ao consumir um refinado nosso organismo reagirá de forma
diferente com relação à sua digestão e assimilação do que reagiria caso o
alimento estivesse no seu estado integral. Deixando de aproveitar o que ele tem de bom e até mesmo, em alguns casos, causando danos à saúde.
As fibras, por exemplo, que são totalmente removidas dos
alimentos refinados, cumprem vários papéis importantes relativos ao processo
digestivo. Elas aumentam a saciedade o que leva a ingestão de menor quantidade
de comida. Elas também podem impor
uma barreira mecânica à digestão enzimática de macronutrientes como as gorduras
e amido no intestino delgado e essa lentidão na digestão leva à menor elevação
da glicemia que ocorre após as refeições evitando os picos insulínicos, assim
como uma redução nas taxas de colesterol.
Além disso, o
processo de refinamento também elimina as vitaminas e minerais contidos nos
alimentos. Os refinados e integrais têm praticamente o mesmo valor
calórico, mas há uma grande diferença nas propriedades nutricionais de cada um
deles.
O Açúcar
mascavo, por exemplo, ou os açúcares contidos naturalmente nas frutas e
verduras contêm vitaminas e minerais que favorecem a metabolização do próprio açúcar e ao mesmo tempo vão dar outras contribuições nutricionais ao nosso organismo. Já o
açúcar refinado demanda do organismo essas vitaminas e minerais para sua assimilação, depauperando
nossas reservas orgânicas. Além do que, por ser mais rapidamente
absorvido, o açúcar refinado, causa picos insulínicos o que contribui para que
o organismo desenvolva resistência à insulina e consequentemente diabets do tipo
2.
Outro alimento sempre presente na nossa dieta e que perde muito com o processo de refinamento é o arroz. O Arroz branco é rico apenas em carbohidratos. Já o integral, por conservar a casca e o gérmen é rico em fibras, carbohidratos, proteínas, minerais (fósforo, ferro e cálcio) e viataminas principalmente as do complexo B. Um dia desses vou falar especificamente sobre cada grupo de vitaminas e minerais e as maravilhas que fazem no nosso organismo.













