domingo, 27 de abril de 2014

Vantagens em consumir alimentos integrais.




A natureza é sábia, basta observa-la nos seus detalhes mais simples. Tudo está bem organizado e funciona de forma bastante harmônica.

Com os alimentos não poderia ser diferente. Cada nutriente que compõe determinado alimento cumpre um papel importante no organismo de quem o consome.

Ao refinar um alimento muitos desses nutrientes são retirados e assim ao consumir um refinado nosso organismo reagirá de forma diferente com relação à sua digestão e assimilação do que reagiria caso o alimento estivesse no seu estado integral. Deixando de aproveitar o que ele tem de bom e até mesmo, em alguns casos, causando danos à saúde.

As fibras, por exemplo, que são totalmente removidas dos alimentos refinados, cumprem vários papéis importantes relativos ao processo digestivo. Elas aumentam a saciedade o que leva a ingestão de menor quantidade de comida. Elas também podem impor uma barreira mecânica à digestão enzimática de macronutrientes como as gorduras e amido no intestino delgado e essa lentidão na digestão leva à menor elevação da glicemia que ocorre após as refeições evitando os picos insulínicos, assim como uma redução nas taxas de colesterol. 

Além disso, o processo de refinamento também elimina as vitaminas e minerais contidos nos alimentos. Os refinados e integrais têm praticamente o mesmo valor calórico, mas há uma grande diferença nas propriedades nutricionais de cada um deles.

O Açúcar mascavo, por exemplo, ou os açúcares contidos naturalmente nas frutas e verduras contêm vitaminas e minerais que favorecem a metabolização do próprio açúcar e ao mesmo tempo vão dar outras contribuições nutricionais ao nosso organismo. Já o açúcar refinado demanda do organismo essas vitaminas e minerais para sua assimilação, depauperando nossas reservas orgânicas. Além do que, por ser mais rapidamente absorvido, o açúcar refinado, causa picos insulínicos o que contribui para que o organismo desenvolva resistência à insulina e consequentemente diabets do tipo 2.

Outro alimento sempre presente na nossa dieta e que perde muito com o processo de refinamento é o arroz. O Arroz branco é rico apenas em carbohidratos. Já o integral, por conservar a casca e o gérmen é rico em fibras, carbohidratos, proteínas, minerais (fósforo, ferro e cálcio) e viataminas principalmente as do complexo B. Um dia desses vou falar especificamente sobre cada grupo de vitaminas e minerais e as maravilhas que fazem no nosso organismo.

Enfim, podemos ter muito mais saúde apenas substituindo alguns alimentos rotineiramente consumidos por nós, por alimentos integrais e também incluindo na nossa alimentação mais frutas e verduras, que já vêm prontinhas da natureza para satisfazer nosso paladar e nossas demandas orgânicas

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Cuidando do interior para beleza exterior







Algo muito interessante que observei trabalhando com estética é que a maioria das pessoas se preocupa muito em cuidar do exterior para ter uma boa aparência e na maioria das vezes esquecem que o que vai sustentar essa aparência ao longo dos anos é a saúde interior.

Como ter uma pele firme e fios de cabelo fortes sem que suas células produzam os aminoácidos integrantes das proteínas estruturais do seu organismo? Ou como ter pele e cabelos hidratados sem a quantidade necessária de água para cada célula do corpo?

Acontece que não é só ingerir esses componentes que garante a chegada deles nas células. Nossos órgãos responsáveis pela transformação, transporte e absorção precisam estar saudáveis para assegurar que os nutrientes sejam assimilados.

A digestão começa na boca e vai até o final do intestino grosso. Ao longo desse trajeto tudo que ingerimos vai sendo transformado, transportado e assimilado. Cada estrutura tem uma função muito específica relacionada a esse processo. E no caso da água que ingerimos entra o rim como responsável por sua metabolização.

Então às vezes temos uma alimentação perfeita, de livro, mas aquela gastritezinha está interferindo na absorção de nutrientes essenciais. Ou uma constipação crônica, ou um problema na articulação têmporo-mandibular. Ou seja, uma disfunção em qualquer um dos órgãos do sistema digestivo pode fazer com que nosso organismo deixe de assimilar algum nutriente essencial que vai disfuncionar toda uma produção celular e vai se refletir no exterior.

Não tem creme nem tratamento estético que dê jeito! A beleza vem mesmo de dentro!

E claro, se você está cuidando do interior, qualquer tratamento estético externo de qualidade terá resultados muito bons!

terça-feira, 22 de abril de 2014

Queda de cabelo: alimentos importantes para nutrir o bulbo capilar.




Como eu já havia comentado aqui a nutrição do bulbo capilar é um dos requisitos básicos para evitar a queda dos cabelos antes do momento adequado. Lembram que falei sobre o ciclo de vida dos fios?

E é claro precisamos ficar atentos para as necessidades nutricionais específicas.

Alguns nutrientes são fundamentais para síntese das proteínas que compõem o bulbo.

Aí vão eles e onde são encontrados:

Zinco: Ostras, camarão, carne de boi, frango, peixe e fígado, grão integrais, castanhas, cereais e tubérculos.

Biotina, lisina, cisteína e prolina: Carnes, peixes, legumes, clara de ovo e gérmen de trigo, alho, cebola, brócolis, couve, aveia.

Beta-caroteno: Cenoura, mamão, abóbora, beterraba, acerola, rúcula, couve, espinafre, agrião, damasco, brócolis,

Vitaminas do complexo B: Banana, carnes, fígado, vegetais folhosos, cereais, leveduras e ovos.

Vitamina C: Goiaba, pimentão, brócolis, morango, laranja, agrião, salsa abacaxi, acerola, limão, rúcula.

É muito importante ter uma dieta rica e equilibrada para estarmos saudáveis por inteiro!



segunda-feira, 21 de abril de 2014

Sobre queda de cabelos


O ciclo de vida de um fio é dividido em três fases:

Anágena: corresponde ao crescimento ativo e dura de três a seis anos;
Catágena: quando o cabelo para de crescer, pode levar até dois anos;
Telógena: dura cerca de três meses, se refere ao período em que o fio está velho e fraco, o que resulta na sua queda e no crescimento de outro em seu lugar. 

Esse processo é alterado por alguns motivos como anemia ou alguma outra carência nutricional, alterações hormonais e stress. Para o organismo, a única função do cabelo é proteger o couro cabeludo. Em uma situação em que é necessário economizar nutrientes e energia os fios são colocados em segundo plano, fragilizados, eles caem. Descoberto o motivo, o tratamento é quase sempre certeiro.

GRÃO DE BICO


Vejam só que alimento excelente do ponto de vista nutricional é o grão de bico!
Nesse post vou falar um pouco sobre ele e dar uma receitinha que leva grão de bico e gergelim.
É uma leguminosa com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e magnésio.
As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano, também podem ser úteis nos casos de depressão e ansiedade, ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal.
Recentes pesquisas indicam o Magnésio como responsável por retardar o envelhecimento celular, além de ser responsável por inúmeras funções metabólicas intracelulares.
Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos.
Ele está isento de colesterol.
Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia.
Sendo um alimento relativamente barato, oferece uma grande versatilidade na culinária.
É indispensável numa dieta alimentar equilibrada.
O grão-de-bico também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado pra produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão a sensação de bem-estar, satisfação e confiança.
Então  que tal  juntarmos todas essas propriedades com as do gergelim e preparar um delicioso alimento?
Aí vai a receita do Homus que é uma pasta árabe muito nutritiva.
Ingredientes
Serve: 20 
·         400 g de grão-de-bico em lata - escorrido e com metade da água reservada (ver nota)
·         4 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
·         2 colheres (sopa) de tahine
·         2 dentes de alho, amassados
·         1 colher (chá) de sal
·         Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
·         2 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo
Preparo:15mins  ›  Pronto em:15mins 
1.     Em um liquidificador, coloque o grão-de-bico com a água reservada. Reserve um pouco do grão-de-bico para enfeitar (1 colher de sopa). Acrescente o suco de limão, o tahine, o alho picado e sal. Bata os ingredientes até que fiquem cremosos e bem misturados.
2.     Transfira a pasta de grão-de-bico para a tigela onde será servida. Regue com azeite e salpique pimenta. Enfeite com o grão-de-bico reservado.





quinta-feira, 17 de abril de 2014

Itacaré - BA


Já falei um pouco sobre uma das minhas paixões que é a Medicina Chinesa. E ainda tem muito assunto, viu!
Mas hoje resolvi fazer um post sobre uma outra paixão que é: VIAJAR!!!
Não é a toa que coloquei o título do meu blog: Saúde, beleza e diversão! Eu considero viajar uma das melhores diversões!
Uma das minhas viagens preferidas é para um lugar que tenho ceteza estar entre os mais lindos do planeta: Itacaré.
Dêem uma olhadinha nessas fotos!
Já fui várias vezes pra lá e sempre levando amigos para conhecerem esse paraíso.



Na estrada, a caminho do paraíso.




Parada obrigatória: Cachoeira Pancada Grande em Ituberá.




Praia do Havaizinho: Itacaré-BA




Na trilha para praia da Engenhoca.


Gergelim

Vamos conhecer um pouquinho sobre o gergelim. Uma sementinha fantástica! 
Vocês conhecem o Tahine?
É uma pasta feita com sementes de gergelim.
Misture a mesma quantidade de Tahine e mel. 
Você terá um delicioso e nutritivo recheio para torradas e biscoitos!

Gergelim, Sesamum indicum L., Pedaliaceae. Partes usadas: sementes, folhas e óleo. 

Sabor doce e neutro. Rico em vitamina E, B1, BZ e C.

De acordo com Medicina Chinesa devido às suas características energéticas o gergelim nutre a essência; tonifica o Yin do Rim e do Fígado; nutre o sangue e elimina vento; umedece e lubrifica os intestinos; nutre os tendões. 

Pode ser usado em artralgias; otites; envelhecimento precoce; para cólica abdominal; prisão de ventre; ativa o funcionamento dos rins e estômago; taquicardia; amenorréia e dismenorréia; tem efeito imunomodulador; leucopenia; pancitopenia; hipotensão arterial; polimiosite; catarata; todos os tipos de esclerose; insuficiência renal; anemia; emagrecimento; pele seca; regulador das fezes; tônico do sangue e do organismo como um todo; hidropsia; cólica intestinal; palpitações; insônia; ansiedade precordial; excitabilidade nervosa; histeria; úlcera; epilepsia; nevralgia facial; alienação mental; isquialgia; afecções gerais dos nervos.

Além disso seu óleo essencial é utilizado para entorses; ulcerações; reumatismo; queimaduras; escaldaduras; para peles secas e relaxamento da musculatura dolorida por atividade física; limpeza de pele e rosto; chagas; nevralgia facial; manchas na pele; empingem.




Ao entrar no nosso corpo um alimento nos fornece energia bioquímica, isso aprendemos na escola desde muito cedo. Mas além da química, esse alimento, caso seja um alimento vivo (entende-se por vivo o que não foi fabricado em laboratório) vai trazer em si um campo magnético. E essa energia mais sutil é a que vai circular pelos nossos Meridianos de energia. Vou falar um pouco no blog sobre as propriedades dos alimentos sempre destacando suas características bioquímicas e energéticas e como elas repercutem no nosso organismo.




Trocamos energia com o meio. Isso significa que captamos e doamos energias. E temos um campo magnético resultante desse movimento energético.

Esse é um mapa simplificado dos Canais de energia do nosso corpo.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Vou começar minhas postagens falando um pouco sobre Medicina Chinesa. Os chineses são muito sábios e até hoje existem muitas especulações a respeito da origem de toda essa sabedoria.
Virá puramente da observação da natureza? Ou tiveram uma mãozinha de "energias" vindas de outros mundos?
O que vocês acham?
A minha opnião é que ambas as teorias estão certas, uma não exclui a outra, muito pelo contrário!
A medicina praticada na China, a clássica, assim como por outros povos bem antigos, os indianos por exemplo, é muito efetiva. Basicamente porque ela se baseia em princípios bioenergéticos.
E o que isso significa?
Significa que a energia é o princípio que integra e regula todos os seres, tudo que existe.
Ou seja, simplificando bastante, tudo que existe está em um estado de maior ou menor condensação de energia, concordam?
Então para os chineses o conceito de saúde baseia-se num equlíbrio do seu estado energético e obviamente a doença começa a partir de um desequlíbrio dessa energia.
Nós, assim como os outros seres vivos, temos um sistema energético no nosso corpo, um sistema de canais de energia, que é responsável por receber informações, processa-las e trasmitir informações ao meio. Esse sistema é conhecido como Meridianos de Energia. Os chineses, ao longo de alguns milênios mapearam essa rede de meridianos ou canais. Hoje sabe-se muito sobre a circulação da energia pelo nosso corpo e como ela é metabolizada.
Pra começar está bom, né?
Depois vou falando sobre algumas teorias fundamentais para entender melhor como funciona nosso circuito energético. Pergutem, tenho boas fontes de consulta!
A propósito, as informações que dei aqui foram extraídas das aulas com meu professor Gutembergue Livramento e das leituras do livro de Acupuntura Bioenergética do meu professor Carlos Nogueira Perez.
Um abração para todos que estão me acompanhando aqui!