quarta-feira, 16 de abril de 2014

Vou começar minhas postagens falando um pouco sobre Medicina Chinesa. Os chineses são muito sábios e até hoje existem muitas especulações a respeito da origem de toda essa sabedoria.
Virá puramente da observação da natureza? Ou tiveram uma mãozinha de "energias" vindas de outros mundos?
O que vocês acham?
A minha opnião é que ambas as teorias estão certas, uma não exclui a outra, muito pelo contrário!
A medicina praticada na China, a clássica, assim como por outros povos bem antigos, os indianos por exemplo, é muito efetiva. Basicamente porque ela se baseia em princípios bioenergéticos.
E o que isso significa?
Significa que a energia é o princípio que integra e regula todos os seres, tudo que existe.
Ou seja, simplificando bastante, tudo que existe está em um estado de maior ou menor condensação de energia, concordam?
Então para os chineses o conceito de saúde baseia-se num equlíbrio do seu estado energético e obviamente a doença começa a partir de um desequlíbrio dessa energia.
Nós, assim como os outros seres vivos, temos um sistema energético no nosso corpo, um sistema de canais de energia, que é responsável por receber informações, processa-las e trasmitir informações ao meio. Esse sistema é conhecido como Meridianos de Energia. Os chineses, ao longo de alguns milênios mapearam essa rede de meridianos ou canais. Hoje sabe-se muito sobre a circulação da energia pelo nosso corpo e como ela é metabolizada.
Pra começar está bom, né?
Depois vou falando sobre algumas teorias fundamentais para entender melhor como funciona nosso circuito energético. Pergutem, tenho boas fontes de consulta!
A propósito, as informações que dei aqui foram extraídas das aulas com meu professor Gutembergue Livramento e das leituras do livro de Acupuntura Bioenergética do meu professor Carlos Nogueira Perez.
Um abração para todos que estão me acompanhando aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário