quarta-feira, 23 de abril de 2014

Cuidando do interior para beleza exterior







Algo muito interessante que observei trabalhando com estética é que a maioria das pessoas se preocupa muito em cuidar do exterior para ter uma boa aparência e na maioria das vezes esquecem que o que vai sustentar essa aparência ao longo dos anos é a saúde interior.

Como ter uma pele firme e fios de cabelo fortes sem que suas células produzam os aminoácidos integrantes das proteínas estruturais do seu organismo? Ou como ter pele e cabelos hidratados sem a quantidade necessária de água para cada célula do corpo?

Acontece que não é só ingerir esses componentes que garante a chegada deles nas células. Nossos órgãos responsáveis pela transformação, transporte e absorção precisam estar saudáveis para assegurar que os nutrientes sejam assimilados.

A digestão começa na boca e vai até o final do intestino grosso. Ao longo desse trajeto tudo que ingerimos vai sendo transformado, transportado e assimilado. Cada estrutura tem uma função muito específica relacionada a esse processo. E no caso da água que ingerimos entra o rim como responsável por sua metabolização.

Então às vezes temos uma alimentação perfeita, de livro, mas aquela gastritezinha está interferindo na absorção de nutrientes essenciais. Ou uma constipação crônica, ou um problema na articulação têmporo-mandibular. Ou seja, uma disfunção em qualquer um dos órgãos do sistema digestivo pode fazer com que nosso organismo deixe de assimilar algum nutriente essencial que vai disfuncionar toda uma produção celular e vai se refletir no exterior.

Não tem creme nem tratamento estético que dê jeito! A beleza vem mesmo de dentro!

E claro, se você está cuidando do interior, qualquer tratamento estético externo de qualidade terá resultados muito bons!

2 comentários:

  1. Muito bom artigo, Adriana. De fato sem saúde não há beleza e a saúde depende de água de boa qualidade (difícil de encontrar) e nutrientes de boa qualidade, suficientes e variados (ainda mais difícil de encontrar). E então, o que fazer? Não nos acomodar a comer e beber sem consciência do que se está usando, esforçar-se por escolher melhor a água e os alimentos, continuar promovendo a educação (esse blog serve para isso) e pressionar os governantes por uma alimentação sem agrotóxicos, transgênicos etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Rita. Uma das formas de comer melhor são os locais que praticam o chamado comércio justo que pressupõe o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, promovendo o encontro de produtores responsáveis com consumidores éticos. O movimento dá especial atenção a artesanato e produtos agrícolas na maioria das vezes orgânicos. Tenho uma amiga que trabalha para uma cooperativa nesses moldes, dá uma olhada no site deles: http://cirandas.net/profile/redemoinho

      Excluir