domingo, 27 de abril de 2014

Vantagens em consumir alimentos integrais.




A natureza é sábia, basta observa-la nos seus detalhes mais simples. Tudo está bem organizado e funciona de forma bastante harmônica.

Com os alimentos não poderia ser diferente. Cada nutriente que compõe determinado alimento cumpre um papel importante no organismo de quem o consome.

Ao refinar um alimento muitos desses nutrientes são retirados e assim ao consumir um refinado nosso organismo reagirá de forma diferente com relação à sua digestão e assimilação do que reagiria caso o alimento estivesse no seu estado integral. Deixando de aproveitar o que ele tem de bom e até mesmo, em alguns casos, causando danos à saúde.

As fibras, por exemplo, que são totalmente removidas dos alimentos refinados, cumprem vários papéis importantes relativos ao processo digestivo. Elas aumentam a saciedade o que leva a ingestão de menor quantidade de comida. Elas também podem impor uma barreira mecânica à digestão enzimática de macronutrientes como as gorduras e amido no intestino delgado e essa lentidão na digestão leva à menor elevação da glicemia que ocorre após as refeições evitando os picos insulínicos, assim como uma redução nas taxas de colesterol. 

Além disso, o processo de refinamento também elimina as vitaminas e minerais contidos nos alimentos. Os refinados e integrais têm praticamente o mesmo valor calórico, mas há uma grande diferença nas propriedades nutricionais de cada um deles.

O Açúcar mascavo, por exemplo, ou os açúcares contidos naturalmente nas frutas e verduras contêm vitaminas e minerais que favorecem a metabolização do próprio açúcar e ao mesmo tempo vão dar outras contribuições nutricionais ao nosso organismo. Já o açúcar refinado demanda do organismo essas vitaminas e minerais para sua assimilação, depauperando nossas reservas orgânicas. Além do que, por ser mais rapidamente absorvido, o açúcar refinado, causa picos insulínicos o que contribui para que o organismo desenvolva resistência à insulina e consequentemente diabets do tipo 2.

Outro alimento sempre presente na nossa dieta e que perde muito com o processo de refinamento é o arroz. O Arroz branco é rico apenas em carbohidratos. Já o integral, por conservar a casca e o gérmen é rico em fibras, carbohidratos, proteínas, minerais (fósforo, ferro e cálcio) e viataminas principalmente as do complexo B. Um dia desses vou falar especificamente sobre cada grupo de vitaminas e minerais e as maravilhas que fazem no nosso organismo.

Enfim, podemos ter muito mais saúde apenas substituindo alguns alimentos rotineiramente consumidos por nós, por alimentos integrais e também incluindo na nossa alimentação mais frutas e verduras, que já vêm prontinhas da natureza para satisfazer nosso paladar e nossas demandas orgânicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário