Algo muito
interessante que observei trabalhando com estética é que a maioria das pessoas
se preocupa muito em cuidar do exterior para ter uma boa aparência e na maioria
das vezes esquecem que o que vai sustentar essa aparência ao longo dos anos é a
saúde interior.
Como ter uma
pele firme e fios de cabelo fortes sem que suas células produzam os aminoácidos
integrantes das proteínas estruturais do seu organismo? Ou como ter pele e
cabelos hidratados sem a quantidade necessária de água para cada célula do
corpo?
Acontece que
não é só ingerir esses componentes que garante a chegada deles nas células.
Nossos órgãos responsáveis pela transformação, transporte e absorção precisam
estar saudáveis para assegurar que os nutrientes sejam assimilados.
A digestão
começa na boca e vai até o final do intestino grosso. Ao longo desse trajeto tudo
que ingerimos vai sendo transformado, transportado e assimilado. Cada estrutura
tem uma função muito específica relacionada a esse processo. E no caso da água
que ingerimos entra o rim como responsável por sua metabolização.
Então às vezes
temos uma alimentação perfeita, de livro, mas aquela gastritezinha está
interferindo na absorção de nutrientes essenciais. Ou uma constipação crônica,
ou um problema na articulação têmporo-mandibular. Ou seja, uma disfunção em
qualquer um dos órgãos do sistema digestivo pode fazer com que nosso organismo
deixe de assimilar algum nutriente essencial que vai disfuncionar toda uma
produção celular e vai se refletir no exterior.
Não tem creme
nem tratamento estético que dê jeito! A beleza vem mesmo de dentro!
E claro, se
você está cuidando do interior, qualquer tratamento estético externo de qualidade terá
resultados muito bons!


Muito bom artigo, Adriana. De fato sem saúde não há beleza e a saúde depende de água de boa qualidade (difícil de encontrar) e nutrientes de boa qualidade, suficientes e variados (ainda mais difícil de encontrar). E então, o que fazer? Não nos acomodar a comer e beber sem consciência do que se está usando, esforçar-se por escolher melhor a água e os alimentos, continuar promovendo a educação (esse blog serve para isso) e pressionar os governantes por uma alimentação sem agrotóxicos, transgênicos etc.
ResponderExcluirIsso, Rita. Uma das formas de comer melhor são os locais que praticam o chamado comércio justo que pressupõe o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, promovendo o encontro de produtores responsáveis com consumidores éticos. O movimento dá especial atenção a artesanato e produtos agrícolas na maioria das vezes orgânicos. Tenho uma amiga que trabalha para uma cooperativa nesses moldes, dá uma olhada no site deles: http://cirandas.net/profile/redemoinho
Excluir